QUINTA-FEIRA, 03 DE ABRIL DE 2025

Caarapó supera meta de vacinação contra paralisia infantil


O município de Caarapó superou a meta da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, que se encerrou no último dia 30. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação atingiu a marca de 99,39% do público alvo, com a imunização de 2.298 crianças de um a quatro anos.

O secretário municipal de Saúde de Caarapó, Vinício de Faria e Andrade, observa que, em Mato Grosso do Sul, somente 25 municípios atingiram a meta, sendo que Caarapó ficou entre o 20 que mais vacinaram. Entre os municípios mais populosos do estado, o município se destaca na 2ª posição, atrás somente de Corumbá, que atingiu o percentual de 107% da meta.

“Este trabalho só foi possível pelo trabalho dos profissionais de saúde do município, que durante os meses de agosto e setembro realizaram a intensificação da vacinação, vacinando em horários estendidos, sábados, feriados, fazendo a vacinação e busca ativa em creches, escolas do município e em crianças da zona rural”, pontua o secretário de Saúde de Caarapó. O gestor destaca ainda a atuação das agentes comunitárias de saúde, que realizaram o levantamento nominal das crianças, “ligando e mandando mensagens para os pais e responsáveis, muitas vezes indo na casa para convencer os pais a levarem seus filhos para vacinação”, comenta.

O secretário destaca também que o município ficou em evidencia em nível nacional sobre a vacinação dos indígenas locais, pontuando que “o trabalho desempenhado pela equipe da Saúde Indígena superou a marca de 100% de crianças vacinadas, utilizando estratégias semelhantes às do município e outras adequadas a realidade da comunidade”.

Conforme o secretário, outra estratégia para atingir as metas de vacinação é a parceria com a Secretaria de Educação, que solicita para os alunos da rede municipal a declaração das unidades de saúde do município de que o Cartão de Vacinação da Criança está atualizado.

Vinício de Faria e Andrade explica ainda que, se eventualmente houver crianças ainda não vacinadas e que pertencem à faixa etária indicada para a vacinação, os pais ou responsáveis devem procurar as unidades de saúde (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30h às 16h) ou o PAM, das 7h às 19h.


Fonte: https://www.caaraponews.com.br