Neste sábado (1), um carro foi furtado com uma urna eletrônica, que seria utilizada nas votações deste domingo (2), em Campo Grande. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), esclareceu que o sinistro é categorizado como crime contra patrimônio, ou seja, excluiu a hipótese da infração ter sido cometida com cunho político, por falta de elementos que sustentassem a suspeita.
A urna furtada era da 53ª Zona Eleitoral Seção Eleitoral, seção n.º 217, que corresponde a Escola Municipal Irene Szukala, localizada no Jardim das Hortências. O Boletim foi registrado na DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário – Centro, da Polícia Civil), na Capital.
Em nota o presidente do TRE, Desembargador Paschoal Carmello Leandro, afirmou que além da troca das urna em questão, também foi determinada a substituição do respectivo presidente da mesa receptora de votos, vítima do crime, assim como providenciada a impressão de novo Caderno de Votação. Ele ressaltou que o episódio não prejudicará de maneira alguma o funcionamento da respectiva seção eleitoral.
“Muito menos terá algum efeito na totalização dos votos, tendo em vista que a substituição da urna e de todo material já foi imediatamente providenciada”, acrescentou.
De acordo com o TRE, as Polícias Civil e Federal já estão empenhadas em encontrar o veículo roubado e a urna que estava acondicionada no porta-malas. Ao todo 11 mil policiais das forças de segurança estão em ação em todo Estado neste sábado. -