SÁBADO, 19 DE ABRIL DE 2025

Governador entrega nova sede do DOF e dá início às obras da Coronel Ponciano em Dourados


O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vem a Dourados nesta quarta-feira (21/9) para entregar a nova sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira). O ato acontece às 15h, no local onde funcionará o Departamento, na Avenida Marginal Guaicurus, próximo ao acesso à BR-163. 

Na mesma cerimônia, Azambuja assina a ordem de serviços para obra de duplicação e revitalização da rua Coronel Ponciano, licitada no mês passado, além da entrega simbólica da iluminação tipo LED-Solar da MS-156, trecho entre Dourados e Itaporã.

DOF

A nova sede do DOF foi construída com investimentos de R$ 5,1 milhões do Governo do Estado. O complexo leva o nome do ex-diretor da unidade, coronel PM Adib Massad. 

Durante o ato de inauguração do local, também será entregue o helicóptero adquirido pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) para incrementar o policiamento na região. 

O complexo policial vai abrigar as estruturas administrativas e operacionais do DOF e da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira).

No local também funcionará uma base da Coordenadoria Geral de Patrulhamento Aéreo (CGPA), dando suporte a aeronave que fará policiamento e fiscalização.

A sede possui 1.434 m², erguida em um terreno de 17.400 m². O prédio é composto por um heliponto, auditório, alojamentos, salas de aula, cozinha, refeitório e ambientes administrativos. 

A unidade ainda terá salas de logística, inteligência, investigação e cartórios.

 

A obra de duplicação e revitalização da rua Coronel Ponciano terá ordem de serviço assinada também nesta quarta. 

A via tem aproximadamente 4,2 quilômetros e receberá melhorias para melhor fluxo de veículos. 

De acordo com o projeto apresentado, entre a BR-163 e a rua Palmeiras, o trajeto será duplicado e contará com ciclovia. Já até a avenida Marcelino Pires, será revitalizado, já que não há espaço para duplicação. 

As obras da nova Coronel Ponciano serão realizadas pela Engepar Engenharia e Participações Ltda e é orçada em R$ 28.569.468,09.

O prazo para a conclusão dos trabalhos é de dois anos. 

 


Fonte: https://www.douradosnews.com.br