QUINTA-FEIRA, 03 DE ABRIL DE 2025

Farmácia do PAM vai abrir aos sábados e domingos em Caarapó


A Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó acaba de divulgar que a farmácia do PAM passará a atender nos fins de semana. A unidade farmacêutica pública é responsável pela distribuição gratuita de medicamentos da lista da farmácia básica.

Conforme informações do órgão gestor da Saúde municipal, aos sábados a farmácia estará aberta entre 12h e 18h. Aos domingos, das 7h às 13h.

“A abertura da farmácia nesse período, além de ser uma demanda da população caarapoense, se faz necessária devido ao aumento dos plantonistas médicos e abertura do ambulatório durante os fins de semana no Hospital São Mateus, através de repasses de recursos da prefeitura, através da Secretaria de Saúde. Agora os pacientes, além da melhora no atendimento médico, também poderão retirar a medicação na farmácia municipal aos sábados e domingos”, justifica o secretário municipal de Saúde, Vinício de Faria e Andrade.

O dirigente informa ainda que as medicações de ordem judicial e as disponibilizadas através da assistente social continuarão a ser distribuídas de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, no PAM.

“Essa é mais uma ação da nossa administração visando melhorar o atendimento da saúde pública municipal para nossa população”, conclui o secretário.

Medicamento é algo que todo mundo vai precisar em algum momento da vida. A população de cada município tem direito a medicamentos essenciais por meio da Farmácia Básica Municipal, desde que tenha sido atendido por algum médico do Sistema Único de Saúde (SUS), e tenha a receita com o nome do princípio ativo/denominação genérica do medicamento, que não pode ser o seu nome comercial.

Os medicamentos fornecidos pelo SUS – de responsabilidade municipal – são aqueles que fazem parte do Componente Básico de Assistência Farmacêutica, que diz respeito à aquisição de medicamentos essenciais e insumos no âmbito da atenção básica. O acesso aos medicamentos de forma gratuita melhora as condições de saúde principalmente quando se trata da população mais pobre.


Fonte: https://www.caaraponews.com.br