A edição de agosto do Boletim Econômico de Campo Grande, elaborado pela Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), traz informações positivas sobre o município. Para este ano, estimativas preliminares indicam que o PIB da Capital deve crescer, em termos reais, entre 4% e 5%, a depender das questões nacionais ou internacionais.
O aumento deste índice em relação aos 2,5% anteriormente estimado está relacionado com a melhora nas estimativas nacionais e com os dados positivos do primeiro semestre deste ano.
Nos últimos 12 meses, as atividades comerciais e de serviços de Mato Grosso do Sul vêm apresentando crescimento superior a 7,5%. A atividade econômica de Campo Grande é bastante impactada pelo Estado, já que o PIB de Campo Grande é responsável por quase 40% do montante estadual de comércio e serviços.
Cenário
Mesmo com cenário desafiador, o número de empresas ativas (com fins lucrativos) teve aumento de mais de 11% entre 2020 e 2022 e superou as 115 mil. Este crescimento se refletiu na geração de novos postos de trabalho, que acumulam saldo superior a 28 mil no mesmo período. Nos primeiros sete meses de 2022, Campo Grande se posiciona em 10º lugar entre as capitais que mais aumentaram seu estoque de empregados com carteira assinada.
“Estes números positivos deixam claro o acerto das políticas públicas no município de Campo Grande na gestão da pandemia de Covid nos anos de 2020 e 2021” comentou Adelaido Vila, titular da Sidagro.
“Além de ter sido destaque em eficiência na vacinação de boa parte de sua população nos primeiros meses de campanha, Campo Grande conseguiu proteger empregos e empresas e hoje se destaca com boas perspectivas para os próximos meses”, acrescentou.
Considerando que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil registrou crescimento de 4,6% em 2021, em Campo Grande este índice se situou em um nível duas vezes maior considerando os dados disponíveis (o IBGE divulga os dados dos PIBs municipais com intervalo de 2 anos).
Para 2022, tendo em vista a estimativa de crescimento de 2,10% para a economia nacional conforme Boletim Focus do Banco Central, Campo Grande irá se destacar novamente com um crescimento econômico mais robusto demonstrando estar preparada para novos desafios, criando novas oportunidades e se posicionando como a próxima capital brasileira a superar a marca de 1 milhão de habitantes.
“Os números que vêm sendo apresentados em 2022 demonstram que a atividade econômica de Campo Grande vem crescendo de forma consistente, o que se reflete na geração de novos postos de trabalho e de novas empresas. Desde o pico da pandemia de COVID-19 em julho de 2020, Campo Grande já criou mais de 28 mil novos postos de trabalho (destes, quase 10 mil apenas neste ano), além de 12 mil novas empresas. A atividade econômica aquecida e as boas perspectivas para o agronegócio também têm levado Campo Grande a bater recordes mensais em seu comércio internacional”, destacou José Eduardo Corrêa dos Santos, superintendente de Fomento à Indústria, Comércio, Serviços e Comércio Exterior da Sidagro.
Espaço internacional
No dia 30 de agosto, a Prefeitura inaugurou o CGR BUSINESS SPACE – Espaço Internacional de Negócios de Campo Grande, tendo como finalidade consolidar a Capital como porta de entrada para o mercado latino-americano e também hub regional de produtos e serviços, por meio de uma extensa rede de oportunidades de negócios com empresas nacionais e internacionais, potenciais parceiros de comércio, fornecedores e autoridades. A função do CGR Business Space é fornecer apoio para o empresariado local e ser o ponto focal na geração de negócios internacionais.