SÁBADO, 19 DE ABRIL DE 2025

INAUGURAÇÃO DO 2° NÚCLEO OPERACIONAL BANDEIRA EM ESCOLA AGRÍCOLA LEVA MAIS SEGURANÇA PARA ÁREA RURAL DE CAMPO GRANDE.


A inauguração do 2° Núcleo Operacional Bandeira na Escola Agrícola Governador Arnaldo Estevão Figueiredo – localizada na Rodovia MS-040, KM 10 – promete levar mais segurança aos moradores da região.

Clóvis Diniz Guerreiro, da Fazenda Cachoeira, que fica distante cerca de 5 km da escola diz que a implantação da base veio atender reivindicação antiga da comunidade. “Eu estava falando agora sobre a providência que, finalmente, foi adotada. Aliás, elogiável e necessária. Era uma reivindicação antiga nossa, então estamos muitos felizes e agradecidos”, disse.

Quem também está comemorando é Lourival Nogueira de Oliveira. Ele diz que para os moradores a medida é de grande valia, porque há tempos estão à mercê da insegurança. “Tivemos muitos problemas e isso, para nós, é uma conquista. Uma solicitação de muito tempo, então nós temos só que agradecer a prefeita Adriane Lopes e a Guarda Municipal que está trazendo esse trabalho para nossa região”, afirma.

A diretora da Escola Agrícola Governador Arnaldo Estevão Figueiredo, Maria Kátia Miranda da Silva, ressalta que a base na região é extremamente importante, uma vez que estão na área rural e tem crescido o número de furtos. “A escola é grande, são 167 hectares, temos implementos, temos a parte dos animais. Esse era um anseio nosso de muito tempo, que tivéssemos esse suporte aqui na escola, inclusive, para atender a população. Estamos muito felizes e agradecidos”.

A secretária municipal de Educação, Alelis Izabel de Oliveira, enfatiza que a medida também vem ao encontro da educação das crianças. “A gente sempre conversa com nossos alunos sobre a importância da Guarda, a importância do policiamento, até para eles terem uma intimidade com as forças de segurança. A gente faz essa prevenção”, conclui.

A base fixa da Guarda Civil Metropolitana foi adequada e reformada para atender melhor a região. A estrutura física foi adaptada na Escola Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, onde a GCM atenderá por meio do moto-patrulhamento. Serão 2 motocicletas e 8 guardas municipais, que atuarão em escala de 24/72. Serão realizadas rondas diárias da Região do Santa Maria à Região do Cedro, na MS-040.

Valério Azambuja, secretário municipal Especial de Segurança e Defesa Social, cita dois pontos importantes para atuação da guarda civil metropolitana na região. “Primeiro que era o clamor dos moradores da região da Três Barras e segundo atende a necessidade de aumentar a segurança das instalações do próprio município de Campo Grande”.

Azambuja também cita que essa ronda beneficiará a região Sul. “O Itamaracá e as Moreninhas acabam sendo bem próximos deste novo núcleo, podendo assim dar um suporte maior para esse lado da região”, afirma.

A instalação da base visa melhorar, principalmente, a segurança das residências da região devido ao alto índice de furtos, roubos, inclusive de fiações.

Esta é a segunda inauguração de um Núcelo Operacional da Guarda Civil Metropolitana na gestão Adriane Lopes. A primeira foi em abril, no Indubrasil. Aquela região atende diretamente 7 mil moradores, e a base funciona todos os dias, em regime ininterrupto de atendimento 24 horas, com 12 agentes que se revezam nos plantões.


Fonte: https://www.campogrande.ms.gov.br