QUINTA-FEIRA, 03 DE ABRIL DE 2025

OUVINDO PRODUTORES, PREFEITURA DE CAMPO GRANDE BUSCA MELHORAR COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR.


A Prefeitura de Campo Grande realiza o projeto Apoio à Comercialização, com objetivo de fomentar junto aos produtores da agricultura familiar ações para fortalecer o processo de comercialização do que é produzido em Campo Grade. Pensando no mercado regional e internacional, a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), está ouvindo os produtores.

Campo Grande possui 24 comunidades agrícolas onde residem cerca de 1200 famílias, e na semana passada o titular da Sidagro, Adelaido Vila, visitou duas comunidades – Sucuri e Conquista. Os produtores puderam apresentar suas ações e demandas para melhorar o escoamento da produção.

“Fizemos a primeira reunião com os produtores para realizar uma sondagem sobre a produção disponível e suas demandas prioritárias. Vamos juntos definir as possibilidades que contribuam com o processo de comercialização dos produtos da nossa agricultura familiar com objetivo de incentivar a produção da comunidade, garantir a comercialização e, acima de tudo, melhorar a vida dos produtores”, explica Adelaido.

Na Comunidade Sucuri, localizada a cerca de 30 km, da Capital na BR 080, saída para Rochedo. A reunião foi com Eládio Martins, presidente da Associação de Produtores. “A iniciativa da Prefeitura é importante porque produzimos bastante, mas temos problemas para vender nossos produtos”, afirma Eládio.

 

O assentamento Sucuri foi constituído pelo Programa Nacional de Credito Fundiário (PNCF), foram assentadas 100 famílias desde 2001. A região é tradicionalmente voltada para hortifruti e tem mostrado grande interesse no turismo rural.

Na visita ao Assentamento Conquista, o secretário conversou com o produtor João Francisco, presidente da associação de produtores locais, que além da comercialização pediu apoio para implantação do projeto de piscicultura. A Associação constituída desde 2000 tem 67 famílias assentadas. A região é tradicionalmente pecuária e alguns produtores de Olericultura.  O Assentamento está em processo de regularização para a posse definitiva das propriedades.


Fonte: https://www.campogrande.ms.gov.br