SÁBADO, 19 DE ABRIL DE 2025

Em Ponta Porã, E E Joaquim Murtinho promove semana de debates sobre Consciência Negra


A Escola Estadual Joaquim Murtinho, localizada em Ponta Porã, através do Projeto Interdisciplinar, idealizado pela professora Dircélia Francisca Dias Caccia, está promovendo uma semana de debates sobre o tema Consciência Negra – Não é a cor da pele que me define! Precisamos discutir sobre isso!?

O projeto de conscientização está sendo feito pelos professores dos Sextos anos da escola (Sexto A, B, C, D).

 

CONSCIÊNCIA NEGRA

Consciência negra é um termo que ganhou notoriedade na década de 1970, no Brasil, em razão da luta de movimentos sociais que atuavam pela igualdade racial, como o Movimento Negro Unido. O termo é, ao mesmo tempo, uma referência e uma homenagem à cultura ancestral do povo de origem africana, que foi trazido à força e duramente escravizado por séculos no Brasil. É o símbolo da luta, da resistência e a consciência de que a negritude não é inferior e que o negro tem seu valor e seu lugar na sociedade.

Para unificar o povo preto em torno de sua luta contra séculos de escravização e após a abolição da escravatura no Brasil, passou-se a pensar em uma forma de unir a população preta e conscientizá-la de sua cultura, da luta diária das pessoas pretas e do valor de ser preto. O objetivo é ainda parecido com o da negritude, mas vai além, pois indica às pessoas pretas que, apesar de elas não ocuparem muitos lugares de destaque na sociedade dominada por pessoas brancas, elas merecem destaque por sua intensa luta.

A consciência negra é isto: um misto de conscientização da importância do preto na sociedade, do reconhecimento do valor, da cultura e da luta de pessoas pretas que não se calaram e levantaram a cabeça contra o racismo. Apesar do protagonismo negro nessa consciência — que mais do que uma ideia ou conceito, é uma espécie de prática que dá “movimento” aos movimentos sociais —, podemos esperar que, a partir do choque com a consciência negra, as pessoas brancas repensem suas práticas. https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/consciencia-negra.htm


Fonte: pontaporainforma.com.br