Um grupo de atletas de Caarapó embarcou no final da noite desta quarta-feira (20), para a cidade de Três Lagoas, onde participará dos Jogos Escolares da Juventude de Mato grosso do Sul 2021. O evento acontecerá entre os dias 21 e 24 deste mês com alunos de 15 a 17 anos.
Serão disputadas cinco modalidades: basquetebol, basquete 3x3, futsal, handebol e voleibol.
No total, vão participar 432 alunos-atletas (194 no feminino e 238 no masculino) e 37 técnicos de 20 municípios: Amambai, Aquidauana, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coxim, Dourados, Jardim, Maracaju, Naviraí, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Três Lagoas.
Caarapó disputará a competição com um time de handebol feminino representando por alunas da Escola Estadual Professor Joaquim Alfredo Soares Vianna e também da Escola Estadual Professora Cleuza Aparecida Vargas Galhardo. O técnico será o professor de Educação Física, Denis de Oliveira.
Nessa modalidade Caarapó enfrentará Campo Grande, Chapadão do Sul e Três Lagoas.
Por outro lado um time de basquetebol masculino da Escola Estadual Professora Cleuza Aparecida Vargas Galhardo representará o Vale da Esperança no evento.
A equipe de basquete está composta pelos atletas Luis, Felipe, Thiago, Miqueias, Gean, Leonardo Sousa, Leonardo Guedes e Emanuel. O técnico é o Daniel Medeiros.
O chefe da delegação de Caarapó é o diretor adjunto da Escola Joaquim Vianna, Luis Carlos.
A ida da delegacão de Caarapó ao evento tem apoio da prefeitura local e do Departamento de Esportes e Lazer, órgão da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura.
Medidas sanitárias rígidas
A pandemia da Covid-19 não acabou e, portanto, todas as competições escolares realizadas pela Fundesporte neste ano seguem esquema de “blindagem” para a transmissão viral. Protocolo de orientação de biossegurança, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), será adotado à risca, assim como foi nas etapas anteriores dos Jogos Escolares (12 a 14 anos e 15 a 17 anos, nas individuais) e nas Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul.
Todos os envolvidos no evento (equipe organizadora da Fundesporte, médicos e fisioterapeutas, árbitros e dirigentes/chefes de delegação e demais membros de estafe) passam por testes de Covid-19 (coleta com swab/cotonete nasal), realizados por profissionais da SES.
Os integrantes das delegações (estudantes-atletas, técnicos, motoristas e demais funcionários) são testados no ato do embarque, com emissão de laudo que comprove o resultado negativo. Além disso, todos os alunos-atletas passam por avaliação médica prévia, uma das obrigatoriedades do regulamento geral dos Jogos. Posteriormente, cada município, por meio de sua secretaria de saúde, ficará encarregado de monitorar os participantes por pelo menos 10 dias, conforme orientação da SES.
Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte, com apoio da Companhia de Gás do Estado (MSGÁS), Empresa de Saneamento do Estado (Sanesul) e Centro de Referência Esportiva de Três Lagoas (CRE-TL).
(Colaboração de Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)