SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2025

Ponta Porã recebe o Seminário Mudanças Climáticas e COP30


O Seminário Mudanças Climáticas e COP30, que acontecerá no dia 30 de abril – próxima quarta-feira – no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez.

Prefeitura de Ponta Porã, através das Secretarias de Governo e Comunicação; Meio Ambiente; e Desenvolvimento Integrado, juntamente com a Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, por meio dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, estão convidando a população da fronteira para o Seminário Mudanças Climáticas e COP30, que acontecerá no dia 30 de abril – próxima quarta-feira – no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez. O evento contará com a presença do biólogo e divulgador científico Atila Iamarino, referência nacional no combate à desinformação sobre meio ambiente e saúde pública.

O seminário de Ponta Porã faz parte de uma série de encontros que está percorrendo mais de 20 municípios dos Estados do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul. O primeiro encontro aconteceu dia 22 de abril em Perobal (PR) e o último está agendado para o município de Assis Chateaubriand (PR) no dia 5 de junho. A iniciativa é da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, e faz parte de uma campanha de conscientização ambiental que pretende mobilizar mais de 400 municípios brasileiros com ações educativas e científicas em preparação para a COP30.

O doutor em microbiologia e divulgador científico Atila Iamarino que estará palestrando no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã, defende e diz que a sociedade precisa entender que os verdadeiros impactos das mudanças climáticas exigem mais do que analisar a relação entre a humanidade e o meio ambiente — é preciso também reconhecer o papel nocivo da desinformação e das fake news na intensificação da crise climática.

“Negacionismos são ferramentas de destruição de processos democráticos”, diz Atila. Segundo o biólogo, a democracia é construída a partir do diálogo entre diferentes opiniões e visões, mas não deve ser comprometida por informações que distorcem evidências científicas. Nesse sentido, ele reforçou a importância de processos coletivos de construção de conhecimento e ação. “A mitigação e a adaptação às mudanças climáticas exigem ações amplas, colaborativas e de longo prazo”, afirma. O Seminário Mudanças Climáticas e COP30 é voltado para gestores públicos, estudantes do ensino médio e superior, representantes de organizações civis, ativistas ambientais e cidadãos interessados no tema.

Os seminários integram as ações do Convênio de Governança Participativa para a Sustentabilidade, executado por meio do programa Itaipu Mais que Energia, e estão alinhados às diretrizes do Governo Federal para o enfrentamento da crise climática e o fortalecimento da educação ambiental. A iniciativa faz parte das ações dos Núcleos de Cooperação Socioambiental.

Os interessados em participar do seminário podem fazer as inscrições no link: www.sympla.com.br/evento/seminario-de-mudancas-climaticas-e-cop-30/2901573


Fonte: Redação Dora Nunes / Foto: Marcos Prado - Makro Filmes