A Prefeitura de Caarapó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, voltou atrás e anunciou que o atendimento pediátrico no Pronto Atendimento Médico (PAM) passa a ser realizado, como era antes, diretamente na unidade, sem a exigência de encaminhamento prévio.
Segundo comunicado oficial, os atendimentos voltam a ser realizados com base na Classificação de Risco, priorizando os casos mais urgentes. A secretaria ressalta que todos os protocolos de segurança e eficiência permanecem em vigor para assegurar a qualidade do atendimento prestado. A medida já está em vigor.
O caso – Após polêmica envolvendo um vereador e uma médica pediatra, que realizava atendimento a uma criança de 11 meses com comorbidades e teve seu consultório invadido pelo parlamentar, alegando demora no atendimento da profissional, a Secretaria Municipal de Saúde alterou o protocolo de atendimento pediátrico, passando as consultas a serem feitas apenas através de encaminhamento médico e agendamentos, através dos Postos de Saúde (ESFs).
A nova medida causou polêmica e muitas reclamações dos usuários do SUS, sendo tema principal de discussões e manifestações de pessoas em alguns veiculos de comunicação e nas redes sociais, que, em ampla maioria disseram que a mudança teria piorado e atrasado ainda mais os atendimentos. Diante da pressão a Prefeitura Municipal voltou atrás e passou atender a partir de hoje, sem a exigência de encaminhamento prévio.