Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), ligada ao Governo do Estado, ampliou o prazo de duração das obras do Hemocentro de Dourados. A definição consta no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul de terça-feira (29) e versa que o período de execução do contrato com a Trento Soluções em Construções LTDA, empresa responsável pelas intervenções seguirá até dezembro de 2025.
"Fica prorrogado o período de execução do Contrato n. 041/2023, por mais 360 (trezentos e sessenta) dias, com efeitos a contar de 05/09/2024 a 30/08/2025, conforme cronograma físico-financeiro readequado, aprovado pela fiscalização, o qual passa a fazer parte integrante do presente termo aditivo. Conforme o item 5.3.1 do Contrato, seu prazo de vigência passa a findar em 28/12/2025", destaca trecho do documento.
O Dourados News visitou o prédio que passa por reforma e constatou que grandes modificações acontecem no local, inclusive com readequação do sistema de drenagem, construção de banheiros, ampliações entre outros.
Em contato com a assessoria de comunicação da Agesul, o Dourados News foi informado que "a obra já avançou significativamente", porém muitas ações ainda precisam ser concluídas.
Estimada em R$ 2.815.108,34, a obra pode ter alteração no valor devido a outras necessidades no prédio, conforme a assessoria de comunicação, o que deve ser colocado em análise nos próximos dias.
As ações no local começaram em 2023 e precisaram ser paralisadas temporariamente, em outubro do mesmo ano, motivadas pela necessidade de desocupação do prédio -relembre-.
Em março, de 2024, a unidade passou a operar em um espaço provisório situado na rua Oliveira Marques, 2.535, área central da cidade -veja mais aqui-.
Veja o posicionamento completo da Agesul sobre a alteração no prazo das obras:
"A obra já avançou significativamente, com a conclusão de diversas etapas, incluindo demolições, fundações, infraestrutura elétrica, estruturas metálicas e instalações hidrosanitárias. No momento, os principais serviços pendentes são a finalização da cobertura, instalação de pisos e revestimentos, pintura, ampliação da área de coleta, instalação de novos sistemas de climatização, além dos acabamentos internos e externos.
O valor inicial da obra permanece inalterado em R$ 2.815.108,34 até o momento. No entanto, está em análise a inclusão de serviços adicionais decorrentes de adequações técnicas e de itens não previstos no projeto original, como a aquisição de um gerador, a atualização do sistema de climatização e a instalação de energia solar. Caso sejam confirmados, esses aditivos serão implementados dentro dos parâmetros legais, garantindo que a infraestrutura atenda plenamente às necessidades futuras da unidade
O local terá uma sala de espera que acomodará 40 pessoas dando mais conforto ao público que aguarda para doação e vai aumentar também o número de cadeiras para coletas passando de 6 para 10 para que possa atender a demanda crescente de Dourados e região."