Neste sábado, 12 de outubro, o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, localizado na Vila São Pedro, em Dourados, celebra a 25ª Romaria Diocesana em homenagem à padroeira do Brasil. A tradição, que reúne milhares de fiéis, tem como objetivo celebrar a fé e a devoção à Nossa Senhora Aparecida, atraindo romeiros de toda a região.
Nesse dia, muitos fiéis percorrem a pé aproximadamente 18 km, do centro de Dourados até o Santuário, para participarem da romaria.
Conforme divulgado pela Diocese de Dourados, a programação do evento começará cedo, às 5h30, com a Santa Missa, dando início às atividades do dia. Em seguida, às 6h30, será rezado o Santo Terço, momento que antecede a acolhida dos romeiros e as confissões, agendadas para às 7h.
Um dos momentos mais esperados da romaria será o terço meditado, que terá início às 8h, promovendo momento de reflexão entre os participantes.
Às 9h, acontecerá a chegada de Nossa Senhora Aparecida, um momento de grande emoção para os devotos, seguido pela consagração à Santa, marcada para as 9h30.
Por fim, a celebração culminará com a Santa Missa, presidida por Dom Henrique Aparecido de Lima, às 10h, que será seguida pela Coroação da Mãe de Deus, conforme o cronograma. O evento contará ainda com um show do grupo católico Colo de Deus, que se apresentará às 11h30.
Segundo os organizadores do evento, todos os anos cerca de 40 mil pessoas passam pelo local.
O Dourados News entrou em contato com a Diocese da Vila São Pedro, que informou que haverá dois pontos de apoio aos romeiros: um próximo ao trevo do prolongamento da Marcelino Pires e outro na BR-163, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Esses locais proporcionarão suporte e acolhimento aos devotos.