"Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. (Mateus 22: 14)"
Silvia Regina Ramos de Oliveira Rodrigues, 37 anos, casada com Everton Rodrigues, mãe de Matheus e Ana Bia, cantora desde os 12 anos, ou seja, 25 anos na música. Nome artístico Silvia Rodrigues.
Sempre quis ser cantora? Conta um pouco da sua trajetória e em quem se inspirou?
Sempre via meu irmão mais velho atuando na música em missas, retiros, shows católicos e sempre desejei estar com eles na música. Devido ao fator idade, os coordenadores não permitiam que eu participasse dos ministérios de música, foi quando aos 12 anos o querido Padre José Mauro meu ouviu cantarolar e me fez o convite para cantar nas missas de cura e libertação aos sábados no período da tarde. Foi assim que se deu inicio a minha historia na música. Conheci então, aquele depois viria a ser meu sogro, o senhor Edvaldo Rodrigues que foi inspirado a formar uma Banda chamada Adoradores de Deus, saímos em missão para vários eventos católicos, Hallel em Franca – SP, Programa Louvemos ao Senhor em Valinhos – SP, realizamos o Show Católico no antigo clube TLC, onde umas edições do evento trouxeram o Rosa de Saron uma banda de rock católico e a outra edição foi o lançamento do nosso CD. A banda encerrou seu ciclo e continuei cantando em cerimônias de casamento, eventos corporativos, santa missa, em retiros, shows. No período da pandemia realizei 2 lives solidárias visando ajudar as famílias carentes com mantimentos nesse período tão difícil.
Minhas inspirações musicais são: Frei Gilson, Adriana Arydes, Comunidade Shalom, Anjos de Resgate, Walmir Alencar, Celina Borges dentre outros cantores católicos.
Pontos positivos e negativos do ofício.
Agradeço todos os dias a Deus por ser escolhida para anunciar a sua palavra e peço todos os dias: Senhor que seja feita a sua vontade e não a minha. Não vejo pontos positivos ou negativos nessa caminhada de evangelização através da musica, estou à disposição da vontade de Deus, às vezes o meu humano fala mais alto, sentindo medo, mais o meu desejo de ser testemunho de fé, levar a alegria do nosso Deus vivo e ressuscitado a cada coração nesses dias tão difíceis que estamos vivendo através do meu canto é algo inexplicável, só peço a Deus não me deixes agir conforme o meu querer, que seja Senhor a tua voz a ecoa, usa – me apenas como instrumento seu!
Qual o maior desafio que já enfrentou dentro da profissão?
Não considero a evangelização como uma profissão, mais como um chamado de Deus! Sendo que o maior desafio na musica estou vivendo agora após o VEM.
Após a pandemia, eu e meu esposo tomamos a decisão de montar nossa própria Banda para eventos = Silvia Rodrigues e Banda. Tocamos em eventos diversos, como a inauguração da unidade da Mercedes – Benz aqui em Três Lagoas, Folclore, festas de Aniversários, casamentos, Festa do pescador em Castilho – SP.
Ao final de 2023, entrei em contato com produtor musical da dupla Matheus e Kauan, o Sr. Daniel Silveira, para produzir uma musica autoral e assim fizemos. A música ficou pronta, a parte de Studio a gravação do clipe seria realizado na cidade de Goiânia – GO no mês passado. A nossa intenção era expandir a minha carreira na música sertaneja.
Foi então, que com o VEM, tudo mudou e decidi encerrar este ciclo muito especial da minha vida e mergulhar de vez na musica católica, essa decisão não foi tomada do dia para a noite, mais foi uma decisão inspirada por Deus em nossos corações, tenho uma agenda para cumprir, com muito amor, carinho e zelo e fica aqui a minha gratidão a todos os contratantes e colaboradores.
Fala pra gente do prêmio VEM Festival (o que é, como foi participar)
O VEM (Voz, evangelização e música) é o maior festival de musica católica do Brasil, realizado pela TV Evangelizar do padre Reginaldo Manzotti na cidade de Curitiba – PR. Foram 351 composições com um tema especifico Santas chagas de Jesus, do qual, apenas 16 pessoas de todo o país foram escolhidas para estar cantando ao vivo suas músicas autorais nas semifinais dias 23 e 24 de agosto, aonde 03 pessoas de cada dia iriam para a grande final foi no dia 25 de agosto. Cantei no dia 24 de agosto e fui selecionada para grande final, a canção por mim apresentada cujo nome é Mãos Chagadas é de composição de Lenilda Rodrigues, minha sogra.
A TV arcou com as despesas de locomoção e hospedagem, nos convocando para inicio dos trabalhos no dia 20 de agosto. O VEM ele vai além de uma competição musical, para mim foi um retiro espiritual onde voltei ao meu primeiro amor com Jesus, trouxe de volta a alegria do servir ao próximo através do dom que Deus me confiou. Foram dias de muitas alegrias, momentos de muitas emoções, um misto de sentimentos, onde cada dia Deus falava mais forte ao meu coração! Vindo a confirmar a verdade que eu já sabia, que a minha missão é anunciar a sua palavra, através da musica.
Ganhei como melhor interprete/cantora, e os prêmios foram: Troféu do artista plástico Luiz Gagliastri, um videoclipe produzido pela TV Evangelizar e uma apresentação no palco XVII Evangelizar É preciso em Fortaleza-CE, o maior evento católico do Brasil, que acontecerá em 26 de outubro de 2024 no Aterro da praia de Iracema.
Deixa uma mensagem para a galera que quer ingressar na carreira.
"Grande é a messe, mas poucos são os operários. (Lucas 10:2)."
É preciso lançar as redes em águas mais profundas, o mundo precisa de Deus, as pessoas estão cada vez mais doentes fisicamente e espiritualmente, devemos anunciar a boa nova, apresentar nosso Deus que é uma fonte inesgotável de misericórdia, espalhar o amor, a alegria de estar servindo na sua paróquia, sua comunidade, ajudando o próximo! Seu sacrifício de amor se renova em toda santa missa, através da eucaristia. Peça a intercessão de nossa mãe Maria por todas as dificuldades que você pode estar passando nesse momento da sua vida e agradeça a Deus pelo dom da sua vida sempre.
Convido você e toda sua família para dizer seu SIM também ao chamado de Deus! Então VEM porque evangelizar é preciso! Deus abençoe!