O Mato Grosso do Sul ganha uma nova iniciativa cultural com o projeto "Encontro da Cerâmica nas Águas do Pantanal", que visa difundir a cultura da cerâmica na região. Financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC), o projeto resultou em uma coleção de peças artísticas inspiradas nos peixes do Pantanal, criadas após uma pesquisa detalhada no Bioparque Pantanal.
Heriberto se encantou com a riqueza de detalhes das peças. Foto: Eduardo Coutinho
Entre as espécies que serviram de inspiração para os ceramistas estão arraia, pintado, cachara, piraputanga e dourado. Os artistas participantes, oriundos de Campo Grande, Aquidauana, Rio Verde e Coxim, capturaram a essência desses peixes em suas obras. As peças foram entregues ao Bioparque Pantanal, o maior aquário de água doce do mundo, onde serão expostas ao público global.
Peças foram inspiradas em peixes do Bioparque Pantanal. Foto: Eduardo Coutinho
Representando a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, o biólogo e curador Heriberto Gimenês Junior expressou sua admiração pelas obras. "Fiquei encantado com a riqueza de detalhes das peças. Como biólogo e ictiólogo, reconheci a fiel representação taxonômica dos peixes. Tenho certeza de que essas obras serão uma ferramenta poderosa, não só para a cultura, mas também para a educação ambiental", afirmou.
Andrea Lacet, artesã e ceramista, explicou que as obras são uma releitura das águas e espécies do Pantanal, baseadas na pesquisa realizada no Bioparque. "Nossa intenção é que essa história seja contada aqui também", comentou Lacet.
Entre as peças em destaque está "Encantada", uma escultura criada por Lacet. A obra retrata uma mulher com uma piraputanga nas costas, simbolizando as conexões entre a terra, as águas, os peixes e a flora do Pantanal. Esta escultura e outras peças do projeto estarão em exposição, proporcionando aos visitantes uma experiência única de imersão cultural e ambiental no Bioparque Pantanal.