Nova taxa segue tendência de queda da Selic e entra em vigor após publicação da portaria.
O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou nesta segunda-feira (27) a redução dos juros do crédito consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A taxa para empréstimos pessoais consignados passará de 1,68% ao mês para 1,66%. No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros serão reduzidos de 2,49% para 2,46%. A decisão foi aprovada por 11 votos a 4.
A medida está alinhada com a política econômica da gestão do ministro Carlos Lupi na Previdência Social, que acompanha a recente queda da taxa Selic. O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa básica de juros em 0,25%, estabelecendo-a em 10,5%, o menor nível desde fevereiro de 2022, quando era de 9,25% ao ano. As novas taxas entrarão em vigor cinco dias úteis após a publicação da portaria oficializando os novos percentuais.
A decisão de reduzir as taxas de juros gerou debate dentro do conselho. Votaram contra a nova redução representantes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional dos Aposentados (Cobap) e Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Representantes dos bancos argumentam que as sucessivas reduções dificultam a oferta de crédito consignado, o que pode levar à suspensão dessa modalidade de empréstimo para aposentados e pensionistas, como ocorreu em março de 2023.
Para consultar as taxas de juros do consignado, siga os passos abaixo: