A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está com inscrições abertas para aulas gratuitas de instrumentos de sopro e cordas, através da Escola de Música e do Projeto Coral Infantojuvenil (PCIU). O processo seletivo visa descobrir novos talentos musicais, com matrículas e aulas gratuitas destinadas a crianças a partir de 10 anos.
As vagas abrangem o ensino de violão, leitura de partituras e canto, além de aulas para iniciantes e intermediários em instrumentos de sopro e cordas. As inscrições podem ser realizadas até 29 de maio.
Segundo Marcelo Fernandes, pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS, o objetivo é oferecer acesso ao ensino musical a jovens que, por diversos motivos, estão excluídos dessa oportunidade.
"Abrir turmas para jovens que estão excluídos do ensino musical, por algum motivo, e oferecer a experiência de ensino instrumental por dois meses, incluindo leitura de partituras e a execução instrumental, é uma oportunidade que a Universidade oferece à comunidade", afirma Fernandes.
Ana Gaborim, regente e coordenadora do PCIU, destaca a abordagem lúdica do programa, onde as crianças aprendem de forma divertida.
"Depois é feito um desenvolvimento vocal com as crianças. A gente ensina elas a usar a voz sem gritar de uma maneira saudável, trabalhamos a consciência respiratória de uma forma que estimule a audição. A gente faz muito trabalho de conscientização sonora, de buscar e ouvir o silêncio para elas ficarem mais atentas a tudo que as rodeia", explica Gaborim.
O programa disponibiliza 90 vagas, distribuídas em quatro modalidades instrumentais, que atendem desde iniciantes até semiprofissionais, além do coro de vozes masculinas médias. As vagas serão preenchidas por ordem cronológica de matrícula, e é necessário que os participantes tragam seus próprios instrumentos para as aulas instrumentais.
As inscrições estão abertas até 29 de maio e podem ser feitas no site oficial da Escola de Música da UFMS. Esta é uma excelente oportunidade para jovens que desejam iniciar ou aprimorar seu conhecimento musical, aproveitando um ensino de qualidade oferecido por uma das principais universidades do país.