TERÇA-FEIRA, 08 DE ABRIL DE 2025

Com mais de 116 mil indígenas, Ministério da Saúde inicia multivacinação em Mato Grosso do Sul


O polo base de Paranhos, segundo o DSEI, foi selecionado para implementar o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI), cuja população é de mais de 5.485 indígenas da etnia Guarani e Guarani Kaiowá

O Ministério da Saúde deu início ao Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI), neste último sábado (13), com o objetivo de aplicar cerca de 240 mil doses dos imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em 992 aldeias pelo Brasil. Em Mato Grosso do Sul, o polo base da campanha é o de Paranhos, onde reside uma população de 5.485 indígenas da etnia Guarani e Guarani Kaiowá.

"É de extrema importância fortalecermos a campanha do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas no DSEI-MS já que nossa população sofreu muito com a disseminação de fake news. Toda a comunidade indígena deve se mobilizar para alcançarmos altos índices de imunização, evitando o ressurgimento de doenças evitáveis por meio das vacinas", declarou Suellen Kemp, chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena do DSEI-MS.

De acordo com o Ministério da Saúde, ao longo do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, mais de 130 mil indígenas deverão ser imunizados. No entanto, apenas em Mato Grosso do Sul, a população indígena é estimada em 116 mil, conforme o último censo do IBGE.

A ministra Nísia Trindade ressalta que essa é mais uma estratégia do governo federal para intensificar a vacinação em territórios indígenas, com o objetivo de alcançar a cobertura vacinal, principalmente em áreas de difícil acesso geográfico.

“O programa atua na estratégia de recuperar as altas coberturas vacinais do Brasil diante de um cenário de retrocesso, principalmente nos últimos dois anos, quando foram registrados os piores índices. A propagação de fake news é um dos fatores que impactam na adesão da população às campanhas de imunização”, afirma.

É importante destacar que o MVPI ocorre em todos os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) situados nas cinco regiões do país, envolvendo mais de 2,5 mil trabalhadores da saúde.

Imunizantes

Foram disponibilizados para a campanha os imunizantes que protegem contra as seguintes doenças: Covid-19, BCG, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), pneumo 23, poliomielite, varicela, difteria e tétano, meningo ACWY, meningocócica C, poliomielite oral, rotavírus, HPV, pentavalente, pneumo 10 e DTPA (para gestantes).

No Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Mato Grosso do Sul, o polo base de Paranhos foi selecionado para executar o MVPI de 2024, contemplando uma população de mais de 5.485 indígenas da etnia Guarani e Guarani Kaiowá.

"No Mato Grosso do Sul, todas as aldeias estarão participando do MVPI. Porém, o polo base de Paranhos ficou responsável por fazer o quantitativo do Estado. Todos os anos um polo é escolhido para representar o seu estado. E esse ano o de Paranhos é o que irá levar a pontuação do Mato Grosso do Sul", esclarece a enfermeira, Fernanda Molina, responsável pelo programa de imunização em Mato Grosso do Sul.


Fonte: https://correiodoestado.com.br