SEXTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2025

Tropas de MS entregam blindados que irão proteger a fronteira em Roraima


A partir de então a carga fica sob responsabilidade do Comando Militar da Amazônia até Boa Vista em Roraima

Blindados que saíram de Mato Grosso do Sul irão compor um novo regimento de Cavalaria Mecanizada, foram entregues na primeira fase da operação. Foram seis dias de deslocamento, o que corresponde a 2.200km saindo de Campo Grande, passaram por Mato Grosso e Rondônia.

O transporte estratégico da 1ª Fase da Operação Roraima teve início no dia 13 de dezembro em Cascavel (PR), que deslocou 14 blindados Guaicurus com destino a Campo Grande. No dia 6 de janeiro, a 4º Brigada de Cavalaria Mecanizada em Dourados enviou  6 Cascavéis e 8 Guaranis que completaram o comboio militar. 

No dia 20 de janeiro o Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu a primeira etapa, quando chegou em Porto Velho (RO), que consistia no deslocamento estratégico dos blindados. O 9º Grupamento Logístico planejou a operação, comandada pelo 18º Batalhão de Transporte do Exército (BTrnp) responsáveis pela condução do Destacamento Logístico Guaicurus. 

A partir de então a carga fica sob responsabilidade do Comando Militar da Amazônia (CMA) até o destino final em Boa Vista (RR).

Operação Roraima

Divulgação CMA

A chegada das 50 viaturas na última terça-feira, 30, foi acompanhada pelo comandante do exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia. O reforço faz parte da estratégia logística do exército para reforçar a fronteira em Roraima.

A logística envolveu uma mobilização de unidades do sul ao norte do país com equipamentos militares saíram de Campo Grande (MS) e seguem para a região amazônica. A carga chegou por comboio fluvial ao Centro de Embarcações e possui:  

"14 Viaturas Blindadas Multitarefa (VBMT) 4×4 Guaicurus, todas equipadas com sistemas de armas remotamente controlados, meios optrônicos de visão termal e módulos de comando e controle, além de oito Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas (VBTP-MR) Guarani, seis Viaturas Blindadas de Reconhecimento Média Sobre Rodas (VBR-MSR) EE-9 Cascavel, e outras viaturas administrativas".

Segunda fase

Enquanto os militares de Mato Grosso do Sul retornam, o esquadrão de Cavalaria Mecanizada no comando do  12ª Região Militar segue em embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), com destino a Manaus (AM). Um percurso estimado de oito dias até serem levados ao destino final em Boa Vista (RR) onde irão compor o 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

A formação do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado vem para substituir o 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. A reorganização da unidade está prevista para ser concluída em 2025. A partir de então o regimento contará com três esquadrões e um efetivo de 600 militares. 


Onde serão integradas ao 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado – unidade que substituirá o 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. Após a transformação completa da unidade, prevista para 2025, o Regimento passará a ter três esquadrões e um efetivo de cerca de 600 militares


Fonte: https://correiodoestado.com.br