SÁBADO, 19 DE ABRIL DE 2025

Com onda de calor e alerta de tempestade, sensação térmica passa dos 41°C em Dourados


A sensação térmica em Dourados chegou aos 41.2°C, por volta das 15h45 da tarde desta sexta-feira (15). Os dados são do Guia Clima da Embrapa, que chama atenção para os riscos à saúde causados pelo calor excessivo.

Devido ao efeito conjunto de temperaturas altas e da umidade do ar, a plataforma mede a sensação térmica pelo índice de calor. Nesta tarde a temperatura máxima chegou aos 36.6 °C, onde a sensação térmica ficou em 41.2°C e a umidade relativa do ar em 45%.

Segundo o Guia Clima, as altas temperaturas podem provocar desconforto térmico, afetar o desempenho e a saúde das pessoas. Com os resultados Dourados entrou em alerta vermelho, com nível de risco classificado como Perigo.

Desde ontem (14) a cidade está sob o efeito de uma Onda de Calor, onde as temperaturas podem ficar de 3°C a 5°C acima da média. Emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta segue em vigência até o dia 17 de dezembro, que deve ser o dia mais quente neste período.

Além do alerta de Onda de Calor, na manhã de hoje (15) o Inmet emitiu um segundo alerta, que aponta Perigo Potencial de Tempestade, com o nível de chuva em até 50 milímetros, ventos intensos que podem atingir de 40 a 60 km/h e a possibilidade da queda de granizo.

O alerta de tempestade que teve início às 10h30, segue em vigência até às 23h59 desta sexta-feira.


Fonte: https://www.douradosnews.com.br