Estimular o interesse de estudantes da rede pública pela iniciação tecnológica e promover a conscientização sobre a pandemia de Covid-19. Esta é a proposta do Projeto Solução Maker em Sincronia 4.0, idealizado pelo Campus Naviraí do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Por meio de oficinas, jovens do ensino fundamental acompanham a construção de totens eletrônicos que fornecem álcool 70% ao mesmo tempo em que fazem a aferição de temperatura corporal.
Executado em parceria com a rede municipal de ensino de Naviraí, o projeto formou 40 estudantes da Escola Municipal Marechal Rondon no primeiro semestre deste ano. A próxima turma a participar das oficinas será de estudantes da Escola Municipal Maria de Lourdes Aquino Sotana, no segundo semestre.
Ao todo, espera-se formar ao menos 160 jovens de oitavo e nono ano em dois anos de projeto. Os totens construídos serão doados às escolas, para que as medidas profiláticas sejam colocadas em prática na comunidade.
A equipe idealizadora da proposta é formada pelos professores do IFMS Campus Naviraí André Carvalho Baida, Guilherme Botega Torsoni, Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido e Marcos Rogério Ferreira. Na execução do projeto atuam também a professora da rede municipal de ensino Aline Franciele Navarro Volpini Klein, como multiplicadora externa, e os estudantes de graduação João Antônio Lorençone, como instrutor, e Pedro Antônio Lorençone, monitor.
Conhecimento interdisciplinar
O Projeto Solução Maker em Sincronia 4.0 é divido em etapas. Cada fase é pensada para desenvolver o raciocínio matemático, o repertório em ciências biológicas e ciências exatas, além de melhorar a capacidade de trabalho em grupo dos participantes. Eles são incentivados a agir de forma colaborativa até o objetivo final, que é desenvolver o totem e contribuir no combate à pandemia em sua comunidade.
A primeira oficina é voltada à contextualização sobre a pandemia de Covid-19 e as necessidades de higienização para impedir a proliferação do coronavírus. Na etapa seguinte, os participantes são desafiados a desenvolver um protótipo de dispenser de álcool gel mecânico, com pedal. Em seguida, recebem os conhecimentos de eletrônica para pensar na automação desses totens.
Concluídas essas três etapas, inicia-se a fase de produção do totem automatizado, construído em MDF com estrutura de encaixe, que não leva parafusos ou cola em sua montagem. Todos os materiais e equipamentos necessários para confecção dos protótipos estão disponíveis no Laboratório de Inovação do Campus Naviraí, o IFMaker.
Edital
O Solução Maker em Sincronia 4.0 é contemplado pelo Edital 03/2020 do Instituto Federal do Espírito Santo, que selecionou projetos da Rede Federal voltados à promoção da iniciação tecnológica com foco na economia 4.0. Conhecida também como a Quarta Revolução Industrial, essa nova era econômica busca o desenvolvimento de soluções para questões da vida em sociedade por meio de tecnologias inovadoras.
O projeto do Campus Naviraí concorreu com propostas de outros campi do IFMS antes de ser selecionado para concorrer ao Edital. Ganhou destaque ao ser o único que aliou a Economia 4.0 ao contexto da Pandemia de Covid-19.
Dentre outros critérios, o Edital avaliou a qualificação da equipe, a qualidade da proposta e seu impacto social. Ao ser contemplado, o projeto recebeu R$ 52 mil do Ministério da Educação, entre recursos para aquisição dos materiais de trabalho e bolsas para coordenador, instrutor, monitor e multiplicador.
Impacto social
As escolas selecionadas para participar das oficinas estão em regiões com alto nível de vulnerabilidade social. Além das questões socioeconômicas, as duas instituições de ensino concentram a maior parte de estudantes da zona rural de Naviraí, que têm dificuldade de acesso a dispositivos tecnológicos em seu cotidiano.
Por isso, a proposta de oportunizar práticas educativas alinhadas às tecnologias contemporâneas apresenta novas perspectivas a esses jovens. O projeto auxilia na formação científica dos estudantes, engajando-os em projetos com impacto imediato na prevenção ao Covid-19 no interior de suas próprias escolas.
E o projeto também estreita a parceria entre o IFMS e a Gerência Municipal de Educação e Cultura de Naviraí. “Acredito que o mais importante é esses estudantes conhecerem como esses equipamentos funcionam através de suas programações, precisamos cada vez mais cedo na educação apresentar esses conhecimentos para nossos estudantes. E essa parceria entre a escola Marechal Rondon e o IF possibilita esse conhecimento. A Gestão da escola, estudantes, pais, estamos muito felizes pela parceira”, avalia André Santana Vieira, diretor da Escola Municipal Marechal Rondon.
Cultura maker
Outro objetivo do projeto é contribuir para a formação cidadã, habilitando os participantes a atuarem de forma criativa e tecnológica no mercado de trabalho e em suas comunidades. E inovação e empreendedorismo são os pilares da cultura maker, que estimula a filosofia do “faça você mesmo” e é bastante difundida no IFMS.
Ao participar das oficinas, os estudantes adquirem familiaridade com ferramentas da cultura maker, como o Arduino – plataforma de prototipagem eletrônica, a modelagem e impressão 3D e a programação. Todas disponíveis no IFMaker.
“O ambiente Maker proporciona ao professor trabalhar com metodologias ativas que amplificam a capacidade do aluno de reter o conhecimento, a aprendizagem baseada em projetos leva o aluno a utilizar o conhecimento de sala de aula para resolver problemas reais na comunidade onde vive. E isso torna o aprendizado muito mais significativo para o aluno,” explica o professor Marcos Rogério Ferreira, coordenador local do IFMaker.