SÁBADO, 19 DE ABRIL DE 2025

Após temporal, dezenas de bairros em Dourados ainda têm problemas com a falta de energia


Pouco mais de 24h após registro de temporal em Dourados, 23 bairros ainda encontram problemas no fornecimento de energia elétrica, segundo as informações repassadas no final da tarde desta sexta-feira (20/10) pela Energisa, concessionária responsável pela prestação desse serviço. 

Desde a quinta (19/10), quando por volta das 16h ventos de 69km/h derrubaram árvores e destelharam casas na cidade, equipes estão nas ruas atendendo chamados. 

Conforme a atualização, os bairros Jardim Colibri, Residencial Kairos I, Jardim Independência, Chácara 118, Jardim Carisma, Jardim dos Estados, Jardim Água Boa, Sitiocas Campina Verde, Residencial Pelicano, Jardim Marcia, Jardim Monte Líbano, Vila Nova Esperança, Campo Dourado, Jardim Alhambra, Arapongas, Mutirão da Moradia, Chácara 117, Vila Guarani, Jardim Monte Alegre, Parque dos Coqueiros, Vista Alegre, Cohafaba IV Plano e Vila Lili, enfrentam problemas pontuais.

Pela manhã, conforme mostrado pelo Dourados News, mais de 50 regiões apresentavam necessidades de reparos na rede elétrica. 

Estragos

Além da falta de energia, desde a noite de ontem servidores da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e GMD (Guarda Municipal de Dourados) têm atuado para atender as ocorrências ocasionadas pelo fenômeno climático. 

Houve dezenas de quedas de árvores pela cidade, destelhamento de residências e alguns imóveis ficaram alagados. 

Ao todo, foram 75,9 milímetros de chuvas acumulados em 2h, equivalente a mais da metade do esperado para todo o mês de outubro no município [146,6 mm], segundo os dados da Embrapa Agropecuária do Oeste, que faz o monitoramento do clima. 

Novo aviso 

Nesta sexta-feira, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de tempestade em faixa que inclui Dourados.

O aviso aponta possibilidade de 20 e 30 mm ou até 50 mm/ dia, com ventos intensos (40-60 km-h) e queda de granizo até a manhã de sábado (21/10). 

Recentemente

No final de agosto, outra tempestade com ventos que chegaram a 90 km/h deixou rastro de destruição por Dourados. Os bairros Greenville e Harrison de Figueiredo, na região Sul da cidade, foram os mais atingidos. 

O fenômeno deixou dezenas de casas destruídas e famílias perderam vários pertences. Algumas, tiveram que começar do ‘zero’. 

Diante do fato, o prefeito Alan Guedes (PP) decretou situação de emergência no município por 180 dias


Fonte: https://www.douradosnews.com.br