Na madrugada desta quarta-feira (13), a temperatura começou a cair em todo o Estado, e a chegada da frente fria também deve trazer muita chuva a Mato Grosso do Sul.
O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) publicou no fim da manhã um alerta de perigo potencial de tempestades para 55 municípios do Estado, localizados nas regiões leste, sudoeste, pantaneira e centrais de Mato Grosso do Sul.
Nestes locais, podem ser registradas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.
Destes municípios, 27, localizados nas regiões sudoeste e leste, aparecem em outro alerta mais grave do Instituto de Meteorologia. Nestes locais a chuva pode chegar a 60 mm/h, ou até 100 mm/dia, os ventos intensos ficam entre 60 e 100 km/h, e há possibilidade de queda de granizo. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Algumas recomendações de segurança, como não se abrigar em baixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, devem ser seguidas.