SEXTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2025

Novo Conselho Municipal de Saúde de Caarapó toma posse


Tomaram posse na manhã desta quinta-feira (19) os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Caarapó. O ato decorre de exigência legal e representa a participação popular, cujos membros atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Os membros do conselho representam três segmentos: Órgão Gestor e Prestadores de Serviços; Trabalhadores em Saúde; e Usuários dos Serviços e foram oficialmente nomeados através do Decreto Municipal nº 089/2021, de 30 de julho de 2021, para mandato entre agosto deste ano a agosto de 2023.

A posse dos conselheiros foi oficializada pelo secretário municipal de Governo e Administração, Alessandro Paulino de Souza, que representou o prefeito André Nezzi. A cerimônia também foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, Valberto Ferreira Costa.

Tomaram posse, como representantes do Órgão Gestor e Prestadores de Serviços, na condição de titulares, Diego Bachi Barros (Hospital Beneficente São Mateus), Silvana Baratella Fernandes (Prestadores de Serviço) e Valéria Barros de Oliveira (Órgão Gestor). Suplentes: Eliane Maria Naiverth Callegari (Hospital Beneficente São Mateus) e Vinicio Faria de Andrade (Órgão Gestor).

Representantes do segmento dos Trabalhadores em Saúde, como titulares: Edmar Cassaro (ESF III), Dirce Tavares Alves (UBS de Cristalina) e Luciele Tonon Dias (SESAI). Suplentes: Aline Dutra Chamorro (Controle de Vetores), Rita Lidiane Candado (ESF I) e Sérgio Luís Boretti dos Santos (ESF IV).

Representando o segmento dos Usuários dos Serviços de Saúde, tomaram posse como titulares, Alexandro Pastorello, (APAE), Francisca da S. Roseno (Associação de Moradores do Bairro Santo Antônio), Jorginho Soares Martins (SESAI), Luiz Alfredo Schaedler (Associação de Idosos), Thonny Michael Rojas (Asilo Frei Eucário) e Vitor Hugo Xavier de Lima (Associação dos Moradores do Distrito de Cristalina). Suplentes: Apolinário Candado (SIMTED), Diego dos Santos (Associação de Moradores de Nova América), Dinny A. R. Soares (CONPEC), Juliana Marques Rufino (APAE) e Neila Nayara dos Santos (Guarda Mirim).

Um dos princípios mais importantes do SUS está relacionado com a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde. A importância da atuação do Conselho Municipal, desta forma, é inestimável porque garante esta inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão da saúde na cidade.

A sua atuação, devido à própria busca de integrar as ações da saúde, abrange todas as áreas do setor, seja na fiscalização, na obtenção de informações, na proposta de estratégias ou mesmo na tomada de decisões, dentro dos limites de suas competências.

Representando o prefeito André Nezzi, o secretário Alessandro Paulino de Souza disse que os conselheiros exercem papel fundamental na fiscalização e planejamento de políticas públicas voltadas a melhor qualidade de vida para nossa população. Além disso, na visão do secretário, é importante uma interligação da saúde com outras ciências, como o esporte, por exemplo, “sempre buscando ações e a prática de esportes em grupos de risco como, hipertensos, diabéticos e demais comorbidades, com a finalidade de se promover qualidade de vida a todos”.


Fonte: caaraponews.com.br