SÁBADO, 19 DE ABRIL DE 2025

Três Lagoas iniciou implementação da informatização da Rede Municipal com prontuário eletrônico


 Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou a implementação do novo sistema denominado e-SUS APS. O e-SUS APS trata-se de um sistema de Prontuário Eletrônico que é ofertado pelo Ministério da Saúde e destinado às Unidades de Saúde da Família (USF).

Para a fase inicial de transição das plataformas foram selecionadas quatro unidades pilotos: USF Eurídice Chagas Cruz, USF Novo Oeste, USF Vila Alegre e USF Joel Neves.

A secretária da SMS, Elaine Furio destaca que a pasta já havia diagnósticado a necessidade de reestruturar a situação da tecnologia das USFs. “A implantação do sistema vai viabilizar esse processo, com a qualificação dessa base de dados, tornando-as mais precisas, e sem custos aos cofres públicos, pois, é fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde.

Elaine explica ainda que a implementação acontece de forma gradativa e se estenderá para todas as USFs do Município. O processo de implantação do novo sistema tem sido conduzido por servidores da Central de Regulação, Núcleo de Educação Permanente, além do apoio do Departamento de Tecnologia da Informação e da empresa AMED. 

SISTEMA e-SUS APS E OS BENEFÍCIOS PARA A POPULAÇÃO

A nova ferramenta é um software onde ficam armazenadas todas as informações clínicas e administrativas dos pacientes de cada unidade, possibilitando redução do tempo de espera por atendimento, sustentabilidade, melhor armazenamento de dados, fácil acesso dos profissionais aos prontuários e o principal informatizar o fluxo do cidadão no serviço da Rede Municipal.

O sistema possibilita também a redução das inconsistências das informações sobre a produtividade e a correta atualização de cadastros enviados ao Ministério da Saúde, uma vez que a produção passar a ser integrada e transmitida diretamente à base de dados do governo federal, evitando a perdas de informações e contribuindo para adequada gestão do cuidado.


Fonte: https://www.treslagoas.ms.gov.br