Na manhã desta quinta-feira (23), foi realizada a entrega oficial da reforma da Escola Municipal Professora Maria Conceição Angélica, localizada no Jardim Guaicurus, em Dourados, que estava fechada há cerca de um ano e meio para reforma. O local recebeu adequações e três novas salas de aula.
Desde setembro de 2021, após relatório da Defesa Civil, a escola estava com as atividades presenciais suspensas, devido a risco de desabamento da estrutura e os alunos participavam das aulas de forma remota.
No local ocorreram ainda os serviços de melhorias na parte elétrica, incluindo a compra de um transformador exclusivo para a unidade escolar, pintura completa, iluminação externa renovada com iluminação de emergência e instalação de sistema de proteção contra descarga atmosférica.
O prefeito Alan Guedes reforçou sobre as intervenções necessárias realizadas no local e destacou que o valor investido, com recursos totais direcionadas pela prefeitura, possibilitou um projeto que atendeu todas as necessidades existentes.
“Foi necessário tomar a medida, risco iminente de desabamento existia aqui. Demandou tempo, demandou uma avaliação bem estruturada, todo o valor investido foi de recursos próprios da prefeitura e, hoje a gente entrega essa escola totalmente reformada para comunidade e penso que investimentos em educação são efetivamente importantes”, apontou.
A secretaria de Educação, Ana Paula Benites, destacou que a retomada das atividades presenciais era muito aguardada pela comunidade, pelos profissionais da área e, principalmente pelos alunos e é motivo de satisfação. Ela relembrou ainda que somado o tempo de pausa das ações no local por conta da pandemia, em 2020, há quase três anos, o local não contava com a presença de tantas pessoas.
“Foram praticamente três anos sem poder usar esse espaço, contando tempo da pausa da pandemia e tempo fechado para a reforma, então é com muito orgulho que a gente entrega hoje de forma oficial esse espaço, com as adequações necessárias, ampliado e pronto para trazê-los de volta com segurança. Estamos muito felizes, ver eles nesse espaço que é deles, todos ansiavam muito por isso”, destacou.
A escola conta 980 alunos matriculados, atendendo a região sul do município.