QUINTA-FEIRA, 03 DE ABRIL DE 2025

Secretaria de Saúde de Caarapó já conta com serviços de teledermatologia


Com o objetivo de facilitar o acesso da população ao atendimento dermatológico, a Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó acaba de anunciar uma novidade na rede de serviços: a teledermatologia. Trata-se de modelo de diagnóstico em dermatologia via internet, através do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT), que possibilita e facilita a aproximação da Atenção Primária à Saúde e do atendimento especializado.

Para a implantação dessa modalidade de atendimento, segundo informou a enfermeira Valéria Barros de Oliveira, coordenadora do Departamento Municipal de Atenção Primária à Saúde, equipe técnica do Telessaúde MS orientou e treinou profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó. As orientações foram realizadas por meio de protocolos clínicos de registro fotográfico de lesões/manchas com aparelho especializado, que possibilita ao médico descrever a lesão, classificar o risco e qualificar o encaminhamento para tratamento.

“Para execução dos exames, os profissionais de saúde da nossa secretaria foram cadastrados e habilitados na plataforma Nacional de Telediagnóstico”, explica a enfermeira, pontuando que o início do atendimento passa pela unidade em que a pessoa é cadastrada e acompanhada, necessitando de encaminhamento médico.

“Posteriormente, o paciente deve procurar a Estratégia Saúde da Família Benedito Cardoso (ESF 3), cadastrada como Ponto de Telediagnóstico, realizar agendamento e posteriormente, na data agendada, realiza-se o registro fotográfico; a foto é enviada juntamente com as informações clínicas do paciente, via plataforma para o núcleo especialista. Após o exame, o laudo é realizado por especialistas do Núcleo de Telessaúde de SC/UFSC em até 72 horas, devolvido à unidade de saúde onde o médico fará a devolutiva com o paciente”, acrescenta.

O secretário de Saúde de Caarapó, Vinicio de Faria e Andrade, destaca que a teledermatologia será mantida na rotina de atendimento ofertado à população, como também serão ofertadas outras especialidades que contemplam a Telessaúde, assim que as equipes receberem treinamento. “O diagnóstico em dermatologia via internet é uma ferramenta relevante para a Atenção Básica, pois qualifica a fila de espera dos pacientes que necessitam deste tipo de atendimento, otimizando tempo e priorizando os casos mais urgentes”, sublinha o secretário.

O município de Caarapó já conta com o serviço de telecardiologia em três unidades de saúde de Atenção Primária, com a mesma linha de funcionamento – telemedicina e telessaúde: Vila Setenta, Vila Jary e distrito de Cristalina

O Programa Telessaúde é uma iniciativa em âmbito nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação, que oferecem condições para promover a Teleassistência e a Teleducação.

Tem por objetivos: melhoria da qualidade do atendimento na Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS), com resultados positivos na resolubilidade do nível primário de atenção; expressiva redução de custos e do tempo de deslocamentos; fixação dos profissionais de saúde nos locais de difícil acesso; melhor agilidade no atendimento prestado; e otimização dos recursos dentro do sistema como um todo, beneficiando, dessa forma, aproximadamente 10 milhões de usuários do SUS.


Fonte: https://www.caaraponews.com.br