DOMINGO, 20 DE ABRIL DE 2025

Temendo restrições de acesso a locais, 'sommeliers' correm para tomar vacina


Iniciada em 19 de janeiro deste ano, a vacinação contra a Covid-19 em Dourados deve chegar neste fim de semana a população a partir dos 18 anos.

Com isso, a campanha de imunização que até o momento atende para dose 1 pessoas a partir de 19 anos, entra na faixa etária 'final' da população maior de idade dita como 'vacinável', conforme a classificação do Ministério da Saúde.

Essa proximidade e também a recente iniciativa da Prefeitura de iniciar gradativamente a limitação de acesso a alguns locais somente para pessoas que receberam o imunizante, fez com que os 'sommeliers' - como são chamadas as pessoas que querem escolher qual 'marca' de vacina tomar - literalmente corressem aos pontos de vacinação.

Ao longo da semana passada, conforme apurado pela reportagem do Dourados News, era perceptível nas filas para aplicação de dose 1 muitas pessoas de faixas etárias que teoricamente já deveriam ter se vacinado. 

''Percebemos que alguns demonstraram uma certa insegurança em acabar a vacina pensando que a campanha se encerra quando chega nos 18 anos. Entao isso talvez explique essa procura agora desse pessoal. Estamos quase que diariamente acompanhando e vimos sim esse número de pessoas com uma idade elevada, até porque estamos vacinando o público de 19 anos faz pouco. Acreditamos que esse público de mais idade deixou de tomar a vacina por estar doente ou de repente por entender que poderia estar escolhendo qual vacina tomar de fato", avaliou o secretário municipal adjunto de saúde de Dourados, Edvan Marcelo Moraes Marques.

A grande maioria dos lotes distribuídos na cidade recentemente foram das vacinas Astrazeneca e Coronavac. A primeira, por ter uma intercorrência um pouco maior de reações e a segunda por ser alvo de muitas 'fake news', acabam por serem as preferidas para exclusão pelos ditos 'sommeliers''.

Ainda de acordo com Marques, o cenário inevitavelmente impacta no avanço da vacinação no sentido de uma procura maior de pessoas, por grupos etários que se encontram, mas não compromete o avanço da campanha.

Na semana passada, a prefeitura decidiu iniciar a implantação de acesso restrito somente a vacinados em alguns espaços. O primeiro impedimento foi nas saunas, onde somente quem apresentar carteirinha de vacinação com ao menos uma dose poderá acessar o local.

 

Conforme já adiantado pelo prefeito Alan Guedes e estudado pela administração, o município avalia impor gradativamente a restrição de acesso a vacinados em locais e eventos, até para incentivar a imunização de toda a população vacinável. 


Fonte: douradosnews.com.br