SÁBADO, 12 DE ABRIL DE 2025

Técnico reconhecido nacionalmente sonha com centro paralímpico em Dourados


Desde 2018, o técnico de paratletismo sul-mato-grossense, Rafael Alves da Silva Alencar, de 31 anos, treina crianças e adolescentes com deficiência visual, intelectual e física para participar de competições nacionais e internacionais. 

Considerado um técnico inspirador em decorrência do seu trabalho, no início do mês, o profissional foi um dos homenageados na 11ª edição do Prêmio Paralímpicos, em São Paulo. O evento é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2011.

Rafael recebeu o Prêmio Braskem, como “personalidade que se destacou por comportamento exemplar e inspirador no Movimento Paralímpico, sendo referência em ações que motivaram a transformação positiva, dentro e fora das competições”.

Questionado sobre o que está sentindo ao ser homenageado, o técnico afirma que a sensação é de gratidão, apesar das dificuldades encontradas no cotidiano, “o maior trabalho é o acesso até eles, por ser a maioria atletas de família de classe baixa, então vamos até às casas ou escolas”, explica.

O profissional atende cerca de 20 alunos e um deles é o Ediniel Brites Nunes. Em 2022, o Dourados News contou a história do garoto que, sem conhecer diagnóstico de doença muscular, buscou a superação no paratletismo.

Na época, o adolescente treinava corrida, porém, uma doença que ocasiona a baixa visão e atrofia os ossos interromperam o seu sonho, foi então, que Rafael o incentivou a praticar disco, arremesso de peso e lançamento de dardo, esportes que o levaram para a paralimpíada, na qual conquistou as três medalhas de ouro.

O profissional de Educação Física explica que é recompensado ao trabalhar com o esporte paralímpico, “o meu trabalho me proporciona amor, em poder somar na vida de pessoas e mostrar que a deficiência é apenas uma característica, e eles podem ir muito além do que imaginam”.

Pensando em futuro, Rafael Alencar diz que a meta é lutar para fazer um Centro Paralímpico, em Dourados, para que possam atender todos os atletas de forma adequada, com uma estrutura ampla para suprir as necessidades dos treinadores e atletas.

O professor de Educação Física integra o Programa MS Desporto Escolar (Prodesc), desenvolvido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, via Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte) junto à Secretaria de Estado de Educação (SED). O programa oferece treinamento esportivo no contraturno das aulas da Rede Estadual de Ensino (REE).


Fonte: https://www.douradosnews.com.br