DOMINGO, 20 DE ABRIL DE 2025

Bueiros abertos são "armadilhas urbanas" na rua Mozart Calheiros e na Palmeiras, em Dourados


Bueiros abertos representam perigo para população em Dourados, em vários pontos da cidade, e em ruas movimentadas como a Palmeiras e a Mozart Calheiros, "crateras" chamam a atenção. Populares relataram ao Dourados News, que inclusive, na Mozart Calheiros, uma criança já se acidentou e recebeu apoio de comerciantes próximos. 

O ponto do problema citado na Mozart Calheiros é no cruzamento com a rua Edilberto Celestino, no Jardim Água Boa. A extensão do buraco formado com a deterioração do bueiro chama atenção, com uma largura de cerca de quatro metros, com ferros expostos. 

O comerciante Mauro Vieira, 28, disse que no fim de 2022, uma criança se acidentou, quando conduzia uma bicicleta na via e precisou do auxilio de pessoas que estavam próximas do ponto, o qual fica perto de uma escola municipal. 

"No horário de saída dos alunos tem muitos carros ,motos, crianças e um aluno caiu aqui com a bicicleta. Ele veio pela calçada aqui, o carro fechou ele e ele caiu dentro do buraco, sendo que  nós aqui da loja que prestamos socorro para ele. Ralou os braços, as pernas, mas poderia ter sido pior pois tem vários vergalhões ali, é muito perigoso", contou. 

O comerciante Adriano Debald, 22, que também trabalha próximo ao ponto disse que o problema já está ali há mais de dois anos e com o fluxo de caminhões existente na via, o mesmo aumenta. 

" Tem um mercado aqui próximo e passa muito caminhão aqui para descarga de mercadoria e cada dia mais está aumentando mais. O perigo é grande, deixando a vida de muitas pessoas em risco", apontou.

Rua Palmeiras

Outra movimentada via de Dourados, a Rua Palmeiras possui bueiro exposto, nas proximidades com a rua Armando Augusto Zanata. O local foi sinalizado de forma improvisada, provavelmente por populares com pneus de caminhão, mas já conta com lixos e galhos também. No mesmo ponto, próximo a ciclovia, outro bueiro está aberto coberto com entulhos. 

Bueiros expostos também foram identificados pela equipe de reportagem em outros pontos como na rua Coronel Ponciano e na rua Frei Antônio com rua Benedito Alves Guimarães, no Jardim Água Boa. 

O outro lado

Dourados News procurou a prefeitura municipal que informou em nota, através da assessoria de comunicação que o reparo das bocas de lobo e caixas de passagem já forma iniciados na cidade e que a manutenção nos pontos mostrados por nossa equipe serão reataurados.

"A Assessoria de Comunicação da Prefeitura informa que a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) já iniciou o reparo de bocas de lobo e de caixas de passagem do município e que fará a manutenção nos locais citados. Informamos ainda que a GM (Guarda Municipal) tem atuado para prevenção e repressão dos crimes de furto de tampas de bueiro no município".

 


Fonte: https://www.douradosnews.com.br