SEXTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2025

Caarapó ‘zera’ casos de Covid-19


A população de Caarapó amanheceu nesta segunda-feira com um excelente motivo para comemorar: os casos de Covid-19 estão zerados no município. E a boa notícia vai além: também não há internações no hospital local ou de caarapoenses em casas de saúde da região.

As informações constam de boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (9), que indica ainda o registro de 56 mortes confirmadas pela Covid-19 desde o início da pandemia. Entretanto, Caarapó não registra óbitos pela doença desde o dia 21 de julho.

As autoridades sanitárias do município creditam esse avanço na contenção do coronavírus ao ritmo da vacinação, que já atinge a faixa etária de 18 anos acima. A vacinação está aberta para esse público, sendo que a próxima etapa acontecerá na próxima 11, quarta-feira desta semana. O público geral deverá comparecer aos postos de saúde dos bairros e distritos. A imunização no PAM será exclusiva para os moradores da zona rural.

Os números do vacinômetro desta segunda-feira indicam que em Caarapó já foram aplicadas 28.448 doses da vacina contra Covid-19, entre primeira e segunda doses e dose única. Com a primeira dose foram imunizadas 19.949 pessoas. A segunda dose foi aplicada em 8.499 caarapoenses. O total de pessoas completamente imunizadas – vacinadas com as duas doses recomendadas ou dose única – soma 11.070.

“Está provado que a vacina salva, evita a contaminação. Somando a vacina aos demais cuidados recomendados, é certo que venceremos a pandemia”, pontua o prefeito André Nezzi. “Repetimos que aliamos a preservação de vidas humanas à proteção da nossa economia, com priorização sempre da vida”, acrescenta o dirigente. O prefeito de Caarapó é enfático ao recomendar que as medidas não farmacológicas – uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e o devido distanciamento social – devem ser observadas e seguidas com rigor. “Aos poucos vamos vencendo essa pandemia e a nossa esperança é que em breve retomaremos a nossa vida normal”, diz.

André Nezzi finaliza a sua observação dizendo que toda a população deve seguir rigorosamente as recomendações para evitar a contaminação pelo coronavírus. “Já foi descoberta uma nova variante do vírus, que estão chamando de delta. Se todos nos unirmos e observarmos as regras sanitárias estabelecidas, é bem provável que não teremos de enfrentar essa nova cepa. Assim, vamos continuar com os casos zerados e, na pior das hipóteses, com um número baixo de casos”, conclui o dirigente.


Fonte: caaraponews.com.br