A Polícia Civil divulgou nesta terça-feira (26) o balanço das ações do SIG (Setor de Investigações Gerais) em Dourados registradas durante o ano.
As estatísticas relevam que o índice de resolução de crimes contra vida e violentos contra o patrimônio alcançou taxa de 81%.
Foram ao todo 21 homicídios consumados ocorridos na cidade em 2022, sendo 19 com autoria identificada e todos indiciados.
O relatório menciona ainda 14 homicídios tentados, com dez identificações de autores, além de um latrocínio tentado e um consumado, ambos também com autoria identificada.
O delegado do SIG, Erasmo Cubas, comentou os números que ilustram a atuação das equipes de investigação durante o ano.
“Se pensarmos em Dourados, uma cidade desse porte, a gente conseguir uma média de resolução homicídios consumados e tentados como a que nós conseguimos manter é um resultado bastante satisfatório”, disse.
Entre os principais dados disponibilizados no balando estão citadas cinco operações e três mortes de suspeitos durante confronto e mais de R$ 50 mil em veículos e valores apreendidos e recuperados.
Foram realizadas 120 prisão de pessoas pelo SIG em Dourados.
Armas de Fogo
Foram apreendidas 25 armas de fogo de diversos modelos e calibres e 107 munições de diversos calibres, um aumento de 120% em relação ao ano de 2021.
A apreensão de 15 armas de fogo, que abasteceriam uma organização criminosa na cidade e com o uso de métodos de inteligência, foram interceptadas pelo SIG.
Tráfico de Drogas
O Setor de Investigações Gerais de Dourados atendeu 36 ocorrências de tráfico de drogas, em diversos entrepostos dentro da cidade, com as seguintes apreensões de drogas diversas:
- Maconha/Skunk: 4 toneladas, 483 quilos de Cocaína/Pasta Base: 752,7 quilos.
- Total de drogas apreendidas: 5 toneladas, duzentas e trinta e cinco quilos.
- Foi realizada a maior apreensão de cocaína/pasta base por uma Polícia Judiciária Estadual no país que se tem notícia nos registros policiais, de aproximadamente 650 quilogramas, com valor estimado de R$ 60 milhões.
Aumento de 530% de apreensões em comparação ao ano de 2021.
Demais ocorrências
- Roubos: 26 ocorrências com autoria identificada, com os autores indiciados e em sua maioria com os bens recuperados.
- Furtos: 43 ocorrências com autoria identificada, com os autores identificados e em sua maioria com os bens recuperados e ressarcidos às vítimas.
- Receptação: 12 ocorrências com autoria identificada, tendo todos os autores sido indiciados e os bens recuperados entregues para as vítimas.
- Foram relatados ao longo do ano 135 Inquéritos Policiais e encaminhados ao Poder Judiciário, todos com autoria identificada e com o crime esclarecido.