O Centro Municipal de Educação Infantil Eneida Claro Álvares, inaugurado no início desta semana em Caarapó, vai atender 160 crianças em regime de creche e pré-escola – 4 meses a 5 anos. A obra foi entregue na última segunda-feira (19) pelo prefeito André Nezzi e outras autoridades dos poderes Executivo e Legislativo e já tem equipe de trabalho definida.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, o novo CMEI já começa a funcionar no início do ano que vem, beneficiando as famílias do seu entrono – Comunidade São Jorge e Jardim Shalom. Trata-se de um empreendimento com área construída de 890,73 m², contendo 1 bloco administrativo com recepção/secretaria e sala de professores; 1 bloco de serviço com cozinha, despensa, lavanderia e lactário; 1 bloco pedagógico com 1 sala de nível I (berçário), fraldário e sala de amamentação; 1 sala de nível II, 1 sala de nível III e 2 salas de pré-escola, níveis IV e V, com banheiros conjugados e solários cobertos em todas as salas; 1 sala multiuso, 1 pátio coberto/refeitório e estacionamento interno.
A obra foi financiada com recursos do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – Programa Proinfância, com verba decorrente de emenda parlamentar do então deputado federal Antônio Carlos Biffi, e recursos próprios do município.
A denominada ‘Eneida Claro Alves’ se deu em homenagem a uma antiga moradora da região onde está localizado o CMEI. A homenageada, que nasceu em 11/11/1941 em Juti/MS, foi funcionária pública, e residiu com a família por algum tempo na região da zona rural de Caarapó conhecida como Café Porã, mas em 1977 retornou para Caarapó, onde viveu os demais anos da vida.
Eneida era viúva de Yberê Medeiros, falecido em 1988, mãe de quatro filhos: Marineide Alvares da Silva, João Ariovaldo Alvares, Abel Alvares e Ivani alvares Medeiros, avó de sete netos e bisavó de seis bisnetos. Era atuante na vida da comunidade e trabalhou por cerca de 15 anos como professora da pré-escola conhecida na época como “Prezinho da São Jorge”, na gestão do então Prefeito Takeyoshi Nakayama. Trabalhou também por alguns anos como auxiliar de biblioteca, na época em que a biblioteca municipal era localizada na Praça Central. Encerrou sua carreira trabalhando no CMEI Júlio Ushigima, onde se aposentou como funcionária pública municipal. Faleceu em 15 de outubro de 2018, aos 78 anos.
No seu discurso, o prefeito André Nezzi destacou a trajetória de Eneida Claro Álvares na área social, com atuação destacada na comunidade São Jorge e nos lugares por onde passou. Conforme o dirigente, a denominação do CMEI com o nome dela foi uma reivindicação da população local. Sobre a obra, o mandatário afirmou que a educação é prioridade do governo municipal pela sua importância na transformação de vidas. O chefe do Poder Executivo municipal disse ainda que a luta agora é viabilizar recursos para construir obras semelhantes em outros locais da cidade.