SEGUNDA FEIRA, 21 DE ABRIL DE 2025

Após forte chuva, Mosteiro Santa Maria dos Anjos, das Irmãs Clarissas, sofre com alagamento em Dourados


A forte chuva que atingiu Dourados neste domingo (13) e deixou danos em vários pontos da cidade, também provocou inundação no Mosteiro Santa Maria dos Anjos, das Irmãs Clarissas, localizado na região do Parque Alvorada.

O problema das inundações são recorrentes no mosteiro desde a sua inauguração, em 2009. Em menos de um mês da inauguração ocorreu a primeira inundação, já no ano seguinte foram outros sete episódios.

“Nesses 13 anos, móveis foram danificados, dois muros caíram com a pressão da água, a estrutura do Mosteiro foi afetada como pisos, paredes, infiltrações, tivemos que fazer várias pinturas durante esse tempo. Sem contar a questão da nossa saúde que está sempre em risco, uma vez que a água que vem da rua traz o esgoto e muito lixo para o Mosteiro, já encontramos ratos mortos, caramujos, baratas, sapos tudo vem com a água da rua entrando nas dependências do Mosteiro e deixando um odor horrível. Sempre logo após as enchentes há necessidade de fazer uma limpeza para desinfetar tudo, para tirar a terra e o lixo”.

Segundo as irmãs, desde o início das intercorrências algumas reuniões foram realizadas, inclusive após a chuva do último domingo, onde foram apresentadas possíveis soluções para o antigo problema.

“Nos anos que se passaram tivemos algumas reuniões com os responsáveis, alguns deles vieram aqui com engenheiros, analisaram, prometeram que resolveriam o problema canalizando a água, indicando várias soluções, no entanto, nada foi feito até agora. (...) Para resolver todo o problema nos deram muitas soluções. Hoje vieram aqui, e uma das propostas foi a de colocar mais bocas de dragão na rua que dá acesso ao Mosteiro para que a água não acumule toda aqui. Mas para que funcione será preciso regularidade na manutenção e limpeza dos bueiros, o que na verdade, é uma necessidade de toda Dourados”, disseram.


Fonte: https://www.douradosnews.com.br