A prefeita de Caarapó, Lurdes Portuga (PL), confirmou na última segunda-feira (23) que o município terá representante no evento que vai discutir a implantação de cidades inteligentes. A princípio, a administração municipal será representada pelo secretário Municipal de Planejamento, Projetos, Habitação e Controle Urbano, Ernani de Almeida Silva Junior, segundo informou a assessoria de Comunicação da prefeitura. O encontro será realizado durante o 3º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, no Bioparque Pantanal, nos dias 26 e 27 deste mês.
A iniciativa busca promover a transformação digital dos serviços públicos municipais, garantindo mais agilidade, transparência e economia com a eliminação do papel e otimização dos processos administrativos. O evento, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Campo Grande e a Associação dos Municípios de MS (Assomasul), abordará experiências práticas, políticas públicas e tecnologias que já são realidade em diversas administrações municipais.
Segundo José Marinho, diretor da RCD, o atual contexto do estado, onde 60% dos municípios têm novos prefeitos, é um cenário favorável para investir na inovação tecnológica.
“Não importa se estamos falando sobre educação, saúde, segurança ou mobilidade: o mercado oferece soluções eficazes. Uma gestão baseada em dados garante assertividade nas ações”, afirma Marinho.
Thalles Tomazelli, presidente da Assomasul e prefeito de Itaquiraí, também destaca o momento como “decisivo para repensar a administração municipal”. Para ele, a tecnologia tem papel central em conectar o poder público com as reais necessidades dos cidadãos. “Implantar uma gestão inteligente é entregar resultados concretos”, defende.
O diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) de Campo Grande, Leandro Basmage, reforça que o encontro será fundamental para impulsionar o desenvolvimento das cidades. “É uma oportunidade para que servidores, instituições e universidades troquem experiências e se capacitem“, enfatiza.