Na tarde desta terça-feira (31) a Prefeitura de Dourados, através da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), inaugurou a "Mini Cidade do Trânsito”, instalada nas imediações do Clube Indaiá.
O investimento no valor de R$ 25 mil é fruto da parceria com a cooperativa de crédito, Sicredi Centro-Sul.
"Um sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas um sonho que se sonha junto é realidade. Agradeço aos nossos parceiros que não mediram esforços para a construção desse projeto. Aqui não utilizamos recursos do Clube ou público, tudo foi construído com a generosidade de nossos parceiros", afirma a primeira dama do Clube Indaiá, Zélia Cordeiro
De acordo com a diretora da Agetran, Mariana Souza Neto, a Mini Cidade toda fica em 322,72m² de sinalização horizontal e 38 minis placas móveis.
"A pista possui desde rotatória a ciclofaixa. Além de atender os alunos da Rede Municipal, os frequentadores do clube também terão diariamente contato com a educação para o trânsito”, disse.
Ainda de acordo com Mariana, o projeto prevê palestras para as crianças da Reme (Rede Municipal de Ensino) e visita ao clube para vivenciar na pista a circulação no trânsito, com bicicletas, patinetes, carrinhos, entre outros. A proposta vai funcionar como um projeto de extensão para os alunos do município de todas as idades até o ensino fundamental, sendo que primeiro as crianças aprendem a parte teórica da educação no trânsito na escola e a Mini Cidade será como uma aula prática.
No lançamento estiveram presentes o Prefeito Alan Guedes, representante da Agetran, da diretoria do Indaiá, do Corpo de Bombeiros, Detran e da Polícia Rodoviária Federal.
Os agentes de segurança, que atuam diretamente no trânsito, enfatizaram a importância do projeto, que desde a infância vai educar os futuros motoristas da cidade.
"A criança bem instruída acaba por educar e orientar o adulto. Eles cobram o uso do cinto de segurança, alertam sobre o respeito às placas e sinalização, enfim, esse projeto é um avanço para nossa cidade e vai trazer inúmeras vantagens", reforçou Alan Guedes.
"Esse investimento não é apenas na recreação das nossas crianças e jovens, mas um investimento em educação e na vida", disse agente de Trânsito do Detran/MS, José Carlos Torraca Luiz.
Os sócios do Clube Indaiá e seus filhos também terão acesso à estrutura da “Mini Cidade do Trânsito”.